Projeto Jovens em Ação Sustentabilidade

Promovido pela Associação Celebreiros, com apoio da Petrobras, o projeto Jovens em Ação – Sustentabilidade tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social por meio das ferramentas do audiovisual e da educomunicação, apoiando os jovens enquanto futuros agentes da cidadania e produtores de mídia, cultura e arte. 

Serão atendidas pelo projeto ao menos 600 jovens entre 8 e 18 anos de idade. De acordo com Júlio Suñé, presidente da Celebreiros, este atendimento será realizado nas escolas, instituições parceiras e nas sedes da associação. O trabalho desenvolvido será pautado nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). “Neste primeiro semestre do projeto apoiado pelo Programa Petrobras Socioambiental, especificamente, trabalharemos a partir do ODS 14,  chamado ‘Vida Embaixo D’água’. Vamos discutir a vida em rios, lagos e oceanos e produzir conteúdo audiovisual por meio de workshops e mini cursos. Além disso, os jovens também terão a oportunidade de participar de workshop de horta e compostagem”, contou. 

A partir do apoio da Petrobras, o projeto pretende atuar com as crianças e adolescentes ao mesmo tempo em que envolve toda a comunidade na qual esse público está inserido. Estão previstos no cronograma vários workshops abertos à comunidade, voltado à produção audiovisual e em específico dia 09 de Outubro, na sede da Celebreiros na Praça 1º de Maio nº 251, das 9h às 12 h. Já foram realizados 9 workhops e se iniciarão 2 mini cursos. Segundo Júlio, a ideia é dar a oportunidade de os jovens expandirem suas criações artísticas a partir das discussões propostas durante as aulas. “Vamos proporcionar rodas de conversa, debate e pesquisa e fazer com que o jovem desenvolva o tema não apenas em vídeo, mas também em podcast, texto, desenhos, enfim, conteúdos que provoquem a criatividade e o pensamento crítico”, explicou. 

As produções audiovisuais realizadas pelos alunos do projeto serão transmitidas pelo Canal Plural, TV Comunitária de São José dos Campos.

Redes sociais
instagram.com/projeto.jas
facebook.com/jassustentabilidade

Gostou? Compartilhe!
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn