Jovens têm papel essencial no enfrentamento da crise climática, aponta relatório internacional. Projeto da Celebreiros atua nesse processo a partir das periferias de São José

O envolvimento da juventude em ações de enfrentamento à crise climática deixou de ser pauta futura. Dados do relatório Perspectivas da Juventude sobre o Clima: Preparando-se para um Futuro Sustentável, publicado em 2024 pelo Capgemini Research Institute em parceria com a UNICEF e a iniciativa Generation Unlimited, mostram que 67% dos jovens entre 16 e 24 anos estão preocupados com os efeitos das mudanças climáticas, e 72% ainda acreditam que há tempo para reverter esse cenário.

O relatório ouviu 5.100 jovens de 21 países em quatro continentes, com 83% da amostra concentrada no Sul Global, onde estão, também, grande parte das juventudes brasileiras que enfrentam desigualdades sociais e barreiras de acesso à informação. Em São José dos Campos, o projeto Jovens em Ação – Sustentabilidade tem contribuído para mudar essa realidade.

Desenvolvido pela Associação Celebreiros em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto promove ações de educação ambiental, comunicação e mobilização territorial com adolescentes e jovens moradores de bairros periféricos da cidade. A nova edição foi lançada no dia 25 de junho de 2025, no Galpão Ponto de Cultura Oca Digital, e se estenderá ao longo do segundo semestre com oficinas, rodas de conversa, atividades em escolas e intervenções comunitárias.

O presidente da Celebreiros, Julio Suñé, destaca a importância de criar oportunidades reais de participação para os jovens:


“O que os dados mostram é exatamente o que vivemos com o JAS: a juventude tem interesse, consciência e vontade de agir. Nosso papel é criar caminhos para que essa participação aconteça de forma estruturada, com escuta, formação e atuação prática nos territórios.”

Outro ponto central revelado pela pesquisa da Capgemini/UNICEF é o interesse dos jovens por formação em habilidades verdes. Seis em cada 10 entrevistados disseram que desejam trabalhar em áreas relacionadas à sustentabilidade, mas apenas 44% sentem que estão preparados para isso. Nesse aspecto, o Jovens em Ação Sustentabilidade busca atuar diretamente na construção de repertório e habilidades socioambientais, por meio de experiências educativas baseadas na realidade local.

A pesquisa também aponta um desafio recorrente: 70% dos jovens acreditam que deveriam ter mais influência nas decisões ambientais, mas só 47% sentem que suas opiniões são ouvidas. O JAS enfrenta essa questão ao colocar os jovens como protagonistas do processo, não apenas como público-alvo, mas como sujeitos ativos que participam da construção de conteúdos, diagnósticos e propostas.

Além da parceria com a Petrobras, o projeto conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA),do Ponto de Cultura Oca Digital e do Canal Plural – TV Comunitária de São José dos Campos. Todas as ações têm entrada gratuita e são voltadas prioritariamente para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e moradores de regiões periféricas de São José dos Campos.

Com base em dados concretos e experiência de campo, o Jovens em Ação Sustentabilidade reforça que políticas ambientais eficazes precisam incluir, ouvir e formar as novas gerações: não como espectadores, mas como protagonistas das transformações que virão.

Gostou? Compartilhe!
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn