Conhecendo um pouco mais a Celebreiros

Nossa trajetória

Celebrando desde 1999

Em 1999, idealizada por Alan José Cardoso, nasceu a Associação Celebreiros. Sua criação teve como princípio a necessidade da promoção da justiça social no Brasil.

Ao longo de mais de vinte anos de trajetória, a organização atendeu mais de 200.000 pessoas, em especial crianças, adolescentes e jovens, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento social, para a educação, a Arte e a Produção Cultural na cidade de São José dos Campos e na região Metropolitana do Vale do Paraíba/SP. 

Até agora, foram mais de quarenta projetos que tiveram suas atividades desenvolvidas em parceria com empresas, instituições governamentais e sociedade civil.

A partir de 2017, a Associação Celebreiros passou a ser gestora do Canal Comunitário de São José dos Campos – Canal Plural – NET Canal 3, além de aplicativo e streaming gratuitos. No canal, são transmitidos os materiais audiovisuais produzidos pelos alunos durante workshops  minicursos ministrados pela associação.

Em 2021, fruto da disseminação de sua metodologia de educomunicação, ciência que  contribui para os processos de aprendizado na educação básica e estimula o olhar do público atendido para as potências dos territórios das bordas das cidades, a Celebreiros adentrou a dimensão da ECONOMIA CRIATIVA, seguindo sua atuação para colaborar com a redução das desigualdades, sobretudo as socioespaciais e de acesso à uma educação de qualidade.

Somos Celebreiros refletindo o olhar do novo.

De novo no olhar os reflexos da alma do povo.

Eu quero é Celebrar tudo o que te agrade.

Eu quero é Celebrar o renascimento da poesia.

Eu quero é Celebrar tudo o que me cabe.

E o dia, a noite, e a vida…

Trecho da canção “Celebreiros” de Alan José Cardoso (1976/1997), idealizador da Associação Celebreiros

Nosso Propósito

Acreditamos na produção de conhecimento advinda da relação entre as pessoas que vivem nas comunidades das bordas das cidades, a sociedade civil, as universidades, o poder público, o investimento social privado e as redes de proteção social. Trabalhamos para fortalecer essa conexão, no sentido de garantir a defesa de direitos de crianças, adolescentes, jovens e comunidades, colaborando para a redução das desigualdades.

Venha fazer parte desta transformação!