Quem somos

 

Somos Celebreiros refletindo o olhar do novo.

De novo no olhar os reflexos da alma do povo.

Eu quero é Celebrar tudo o que te agrade. Eu quero é Celebrar o renascimento da poesia.

Eu quero é Celebrar tudo o que me cabe. E o dia, a noite, e a vida…

 

A Celebreiros é uma Organização da Sociedade Civil, com sede em São José dos Campos,  que desenvolve projetos ligados à Educação, Cidadania, Sustentabilidade e Cultura desde 1999. Os resultados alcançados por suas ações em diversos municípios do Vale do Paraíba e no Litoral Norte Paulista contribuíram para o reconhecimento público da Câmara Municipal de São José dos Campos, que concedeu à instituição o título de Utilidade Pública Municipal, em 2004, pelo Decreto Lei nº 519/03. Em 2009, a Celebreiros conquistou os prêmios Pontos de Mídia Livre (MinC) e Cine Mais Cultura (MinC), editais voltados para instituições que desenvolvem iniciativas de comunicação compartilhada e exibição de filmes não-comerciais em municípios de até 20 mil habitantes, respectivamente. Em 2010, tornou-se Ponto de Cultura pelo Programa Cultura Viva (MinC) e, em 2012, passou a integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, importante fórum de debates em São José dos Campos. Outra conquista significativa foi sua sede própria, a OCA – Centro de Desenvolvimento Sociocultural, que abriga, desde 2010, a administração da Instituição e seus Núcleos Realizadores, buscando tornar o espaço um lugar de referência da cultura local e de valorização da cultura brasileira.

 

Expandindo suas ações, as oficinas audiovisuais chegaram à Finlândia, em 2011, a São Tomé e Príncipe, em 2015, e no mesmo ano a 16 estados brasileiros com o projeto EducomLab, além dos EUA em maio de 2017.

 

O propósito é multiplicar o despertar de nossa consciência por meio da orientação e das oportunidades. Queremos colocar os jovens no patamar onde já deveriam estar. Queremos modificar para melhor suas vidas e o lugar onde vivem, pois sabemos onde eles podem chegar.